terça-feira, 15 de dezembro de 2015





Ambientes Sedimentares



Num ambiente sedimentar, os sedimentos transportados acumulam-se em depressões do terreno, formando depósitos que, poderão evoluir para rochas sedimentares consolidadas. Certas características dos sedimentos permitem determinar quem foi o seu agentes transportador bem como a duração e a intensidade do transporte a que foram sujeitos.

As areias são sedimentos formados a partir da desagregação de qualquer tipo de rocha, apresentando características facilmente observáveis que as relacionam com os seus ambientes.



Areias:
   Ambiente Marinho:
    As areias de ambientes marinhos, normalmente, são homogéneas (têm todas a mesma dimensão) uma vez que a energia das ondas é constante. Os grãos de areia são brilhantes e por vezes muito polidos devido ao constante transporte pelas ondas. As caraterísticas do grão de areia destes ambientes variam consoante a rocha-mãe e a energia das ondas. 

   Ambiente Fluvial:
As areias fluviais são constituídas por grãos cujas dimensões, forma, natureza e proporções relativas variam, sobretudo, em função da litologia local, do clima, das características do relevo, da distância percorrida e, ainda, de aspectos relacionados com a sua alterabilidade, dureza, fragilidade, etc. No que se refere à forma, os grãos variam, normalmente, entre angulosos e arredondados. A granularidade, mais grosseira ou mais fina, bem como a maior ou menor dispersão de calibres reflectem as condições locais que, como é natural, variam com a pluviosidade, a topografia e, consequentemente, com a energia do fluxo aquoso, com a distância percorrida, etc.

   Areias Eólicas:
As areias eólicas são, no geral, quartzosas e quase sempre muito bem calibradas, arredondadas e despolidas (baças ou mate), em virtude dos choques sofridos durante o transporte por acção do vento. 

  Areias Vulcânicas:
São rochas sedimentares detríticas constituídas por detritos de tamanho maior que 0,02 milímetros e menor que 2 milímetros.
A sua composição mineralógica pode ser variada, dependendo da composição das rochas de cuja desagregação resultaram os seus constituintes detríticos. 






































1 comentário:

  1. Gostei das suas notas sobre as areias. Tenho algumas amostras de várias zonas do mundo, mas não sei nada sobre elas. Tudo começou por "graça" e familiares e amigos começaram a trazer-me das suas viagens. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderEliminar